Questão: O que a Bíblia fala sobre Santa Ceia?

O que fala da Santa Ceia na Bíblia?

(Mt 26:26-28). A Santa Ceia é uma celebração cristã, religiosa, que foi recomendada pelo próprio Jesus na noite em que foi traído, às vésperas do processo de crucificação.

Qual a importância de participar da Santa Ceia?

O objetivo final da Ceia não é expressar a dor e sofrimento que trouxe a morte, mas sim o romper com todas as estruturas da opressão que roubou a paz e desumanizou as pessoas. É a celebração da vitória, da graça do amor em Cristo Jesus.

Qual o Salmo que fala da Santa Ceia?

O Cálice – Salmo 115 (116B) – Ceia do Senhor Ano A.

Qual o significado da ceia?

Acto ou efeito de cear. 2. Última refeição do dia, geralmente ligeira e feita depois do jantar ou antes de deitar.

Qual o propósito da Santa Ceia do Senhor?

A Ceia do Senhor é nossa oportunidade para lembrar o sacrifício que Jesus fez na cruz, pelo qual ele nos oferece a esperança da vida eterna: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” . (1 Coríntios 11:26).

O que dizer na hora de servir a Santa Ceia?

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomem e comam; isto é o meu corpo’. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: ‘Bebam dele todos vocês.

É IMPORTANTE:  O que é um instrumento particular com efeitos de escritura pública?

O que diz o Salmo 115?

Salmos 115. Nosso Deus está nos céus — Os ídolos são deuses falsos — Confia no Senhor. 1 Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por causa da tua benignidade e da tua verdade. 2 Porque dirão as nações: Onde está o seu Deus?

Como orar para agradecer a Santa Ceia?

Dignai-vos, Senhor, abençoar o alimento que vou tomar, para melhor vos servir e amar. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém. Dou-vos graças, Senhor, pelo alimento que acabei de tomar, e permiti que com ele alcance forças para vos servir fielmente até a morte.

O que Jesus disse na hora da ceia?

Estando eles comendo, tomou Jesus o pão e, tendo dado graças, partiu-o e deu aos discípulos, dizendo: Tomai e comei; este é o meu corpo. Tomando o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados.