Qual o motivo da circuncisão na Bíblia?

Qual o motivo da circuncisão para os judeus?

No Antigo Israel, a circuncisão tinha de ser realizada no 8.º dia do nascimento. Tem o sentido de um sinal da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes e de um rito de inserção no povo eleito. Deus terá tornado obrigatória a prática da circuncisão masculina para Abraão, um ano antes de nascer Isaque.

Qual a finalidade da circuncisão na Bíblia?

Circuncisão na Bíblia

Na Bíblia, mais concretamente no Velho Testamento, a circuncisão aparece como uma marca do povo de Deus, algo que era um mandamento de Deus. Antigamente, em Israel, a circuncisão era sempre feita no oitavo dia.

O que a circuncisão representa?

A circuncisão era, naqueles tempos, como algo muito parecido com a cirurgia da fimose dos nossos tempos. A circuncisão era uma cerimônia realizada em meninos com oito dias de vida e representa uma aliança que Deus fez com o povo, através de Abraão.

Porque Deus exigiu a circuncisão?

A circuncisão de Jesus foi tradicionalmente apontada como a primeira vez que o “sangue de Cristo” foi derramado, e, portanto, seria o início do processo de redenção da humanidade. A circunsição também significaria que Cristo era humano, e obediente à lei bíblica.

Porque Jesus Cristo foi circuncidado?

A circuncisão de Jesus foi tradicionalmente apontada como a primeira vez que o “sangue de Cristo” foi derramado, e, portanto, seria o início do processo de redenção da humanidade. A circuncisão também significaria que Cristo era humano, e obediente à lei bíblica.

É IMPORTANTE:  Quais são os 5 pecados capitais?

O que Jesus fala sobre a circuncisão?

Circuncisão do coração

Ele disse: “Circuncidai-vos para o SENHOR, circuncidai o coração, ó homens de Judá” (Jeremias 4:4). Este texto fala sobre uma “operação que simbolizava o arrependimento”, ou seja, a remoção de tudo que é mal no coração do homem.

O que Jesus falou sobre a circuncisão?

No apócrifo Evangelho de Tomé (§ 53), os discípulos perguntam a Jesus se a circuncisão serve de alguma coisa; Jesus responde que, se servisse, os meninos já nasceriam circuncidados. É-nos difícil ter a medida de quão revolucionárias e radicais estas palavras soariam aos ouvidos de um judeu no século I.