Qual a posição do padre Manuel da Nóbrega?

Qual a posição do padre Manoel da Nóbrega sobre a relação entre a cultura indígena e a conversão dos índios ao cristianismo?

Qual a posição do padre Manoel da Nóbrega sobre a relação entre a cultura indígena e a conversão dos índios ao cristianismo? Ele argumentava que os índios eram uma raça inferior, destinada a obedecer e ser governada pelas monarquias cristãs.

Como o que alguns missionários como o padre Manoel da Nóbrega não concordavam?

Alguns missionários, como padre Manuel da Nóbrega, não concordavam com as transformações radicais e súbitas nos costumes dos povos indígenas. Ao contrário dos outros, eles propunham uma aproximação com os indígenas, levando-os para perto das vilas a fim de facilitar a evangelização.

Quem é padre Manuel da Nóbrega?

Padre Manuel da Nóbrega (1517-1570) foi um missionário jesuíta português, chefe da primeira missão jesuíta mandada para a América. Deixou valiosas notícias históricas sobre o Brasil Colonial, nas cartas que enviava para a Companhia de Jesus em Portugal.

É IMPORTANTE:  Qual a necessidade do batismo com o Espírito Santo?

O que o padre Manoel da Nóbrega veio fazer no Brasil?

Manuel da Nóbrega (Sanfins do Douro, Alijó, 18 de outubro de 1517 — Rio de Janeiro, 18 de outubro de 1570) foi um sacerdote jesuíta português, chefe da primeira missão jesuítica à América. As cartas enviadas a seus superiores são documentos históricos sobre o Brasil colonial e a ação jesuítica no século XVI.

Como foi a relação dos jesuítas com os povos indígenas?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Qual a relação entre os portugueses e os índios?

Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.

O que faziam os padres Manuel da Nóbrega e José de Anchieta para serem tão queridos pelos indígenas e os seus sucessores não mais fizeram?

Estabeleceu os primeiros colégios, ajudando a ensinar não só os filhos dos portugueses como também os curumins a ler e escrever; além de ser o grande defensor dos indígenas. Por diversas vezes solicitou aos reis de Portugal que ajudassem o Brasil, pois sempre acreditou no futuro dessa grande nação.

Como o padre Manuel de Nóbrega descreveu os índios?

As cartas de Nóbrega não são só elogios à propensão dos índios em aceitar a fé católica. Revelam também o assombro dos jesuítas diante de hábitos dos nativos, como a nudez, a poligamia e o canibalismo. Numa carta aos “padres e irmãos de Coimbra”, Nóbrega descreve em detalhes um ritual antropofágico.

É IMPORTANTE:  Qual é a principal característica dos padres apostólicos?

O que aborda o diálogo da conversão do gentio?

A obra revela o modo “de se estabelecer o contato com os indígenas, e a forma de relacionamento com os moradores, com o governo, enfim, todo o processo de colonização compreendido por ele [Padre Manuel da Nóbrega] ”. “É um texto decisivo no estabelecimento das práticas jesuíticas no Brasil.

Qual foi a importância do Padre José de Anchieta e do padre Manoel da Nóbrega?

Nóbrega e Anchieta são os mais notáveis entre os doze ou treze religiosos que participaram da missa que, no dia 25 de janeiro de 1554, deu por inaugurado o Colégio dos Jesuítas no Planalto de Piratininga.

O que é um padre jesuíta?

Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.

Qual o motivo da vinda dos jesuítas para o Brasil?

A familiaridade, da época, com demônios e santos permitiu projetar o bem e o mal na direção certa. Para expulsar demônios e trazer santos padroeiros, os jesuítas vieram de Portugal ao Brasil.

Em que governo os jesuítas foram expulsos do Brasil?

Um atentado à vida do rei José, em 1758, deu a Pombal o pretexto para tirar poderes da nobreza e expulsar os jesuítas, que tinham amizade com os conspiradores. Os envolvidos, suas famílias e servos, foram torturados e mortos. A época ficou conhecida como o Terror Pombalino.

Quem trouxe Manoel da Nóbrega que fundou o primeiro bispado do Brasil?

Trouxe também uma missão jesuíta, chefiada pelo padre Manuel da Nóbrega, destinada a atuar na conversão dos índios. Em 1551, Tomé de Sousa criou o primeiro bispado no Brasil, nomeando o bispo dom Pero Fernandes Sardinha.

É IMPORTANTE:  Qual o versículo da Bíblia que fala sobre oração?