Como Aristóteles pensa e apresenta a ideia de Deus?

O que Aristóteles pensa sobre Deus?

Já Aristóteles considera que Deus é o “primeiro motor” ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa. Não pode existir efeito sem causa. No entanto, para Aristóteles, além de causa primeira, Deus é também a causa final que cria a ordem do universo.

Qual era a religião de Aristóteles?

A RELIGIÃO E A ARTE

Também Aristóteles, como Platão, se exclui filosoficamente o antropomorfismo, não exclui uma espécie de politeísmo, e admite, ao lado do Ato Puro e a ele subordinado, os deuses astrais, isto é, admite que os corpos celestes são animados por espíritos racionais.

Quais são as principais ideias de Aristóteles?

Segundo o pensamento aristotélico, a felicidade (eudaimonia) é o único objetivo do homem. E se para ser feliz, é preciso fazer o bem a outrem, então o homem é um ser social e, mais precisamente, um ser político. Com efeito, cabe ao Estado “garantir o bem-estar e a felicidade dos seus governados”.

Por que o primeiro motor de Aristóteles pode ser associado a ideia de Deus?

Por isso Aristóteles afirmou que esse motor é imóvel, pois move todas as coisas, mas não move a si mesmo. Como não está submetido às leis do movimento, ele é eterno e imutável e imaterial. Ao investigar a natureza, Aristóteles concluiu pela existência de várias substâncias, tanto materiais quanto imateriais.

É IMPORTANTE:  Onde Jesus fez o milagre da multiplicação?

Como explicar quem é Deus?

Deus é um conceito de Ser Supremo presente em diversas religiões monoteístas, henoteístas ou politeístas, sendo geralmente definido como o espírito infinito e eterno, criador e preservador do Universo.

O que a filosofia fala sobre Jesus?

Principais doutrinas da filosofia cristã:

Deus e o mundo material são separados. Deus se manifesta em três pessoas distintas, a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) O Pai é considerado o Ser do mundo, o Filho é a alma do mundo e o Espírito Santo a inteligência. A verdade está nas Escrituras (Bíblia Sagrada …

Qual era a religião de Sócrates?

Ele não era ateu mas afirmava que acreditava em uma divindade particular, filha dos deuses tradicionais que ele chamava daimonion que era um ser inferior aos deuses mas superior aos homens. Mesmo assim ele era contra os deuses nos quais a cidade acreditava.

Qual era a religião de Platão?

Não podendo invocar a religião tradicional, Platão tenta dar uma demonstração da existência dos deuses, bem como de sua providência e incorruptibilidade, tomando por testemunho a regularidade e a permanência do movimento dos corpos celestes.

Quem foi Aristóteles e quais foram suas principais ideias?

Aristóteles foi um dos principais filósofos gregos. Escreveu uma série de obras sobre filosofia, política, ética, metafísica e lógica. Sistematizou os conhecimentos que influenciam toda a cultura ocidental, criou conceitos inéditos e abriu uma nova escola filosófica.

Qual a principal característica do pensamento de Aristóteles?

Segundo Aristóteles, a filosofia é essencialmente teorética: deve decifrar o enigma do universo, em face do qual a atitude inicial do espírito é o assombro do mistério. O seu problema fundamental é o problema do ser, não o problema da vida.

Qual a relação entre primeiro motor e Deus segundo Aristóteles?

O primeiro motor imóvel é, como dizia Pascal: o Deus dos sábios e dos filósofos; um Deus que não recebe culto, que não tem templo, não tem servos e não tem um livro sagrado. Este Deus, na verdade, é apenas um conceito filosófico metafísico desenvolvido por Aristóteles para explicar o cosmos.

É IMPORTANTE:  O que a Bíblia diz a respeito de autoridades?

O que seria o primeiro motor para Aristóteles?

O Motor é o que move sem ser movido. Segundo Aristóteles, o Primeiro Motor é a causa do movimento das estrelas e das esferas celestes. Ele é necessário; existe de um único modo e não pode ser de outro; é eterno, incorruptível e im óvel. Necessário, porque os seres mo- vidos necessitam de um movente que os mova.

O que é o primeiro motor e qual a sua função na teoria aristotélica?

Ele aparece no “Livro XII” da Metafísica, através da regressão intelectual. Aristóteles conjectura a existência de um primeiro motor, um primeiro causador de tudo no mundo que não tenha sido impulsionado por nada e nem ninguém, pois ele foi o primeiro.