Questão: Qual a posição do Padre Manoel de Nóbrega?

Qual a posição do padre Manoel da Nóbrega sobre a relação entre a cultura indígena?

Ele argumentava que os índios eram uma raça inferior, destinada a obedecer e ser governada pelas monarquias cristãs.

Qual a posição do padre Manoel da Nóbrega sobre a relação entre a cultura indígena e a conversão dos índios ao cristianismo?

b) O jesuíta Manoel da Nobrega defende o aproveita- mento de alguns costumes indígenas, tais como cantos, instrumentos musicais e a própria língua, co- mo estratégias para a conversão do índio ao cristia- nismo.

Quem é Padre Manuel da Nóbrega?

Padre Manuel da Nóbrega (1517-1570) foi um missionário jesuíta português, chefe da primeira missão jesuíta mandada para a América. Deixou valiosas notícias históricas sobre o Brasil Colonial, nas cartas que enviava para a Companhia de Jesus em Portugal.

Qual foi o papel do Padre Manoel da Nóbrega?

Foi o Padre Manoel da Nóbrega, o único e verdadeiro fundador da cidade de São Paulo, sendo o responsável pela criação da Aldeia de Piratininga em 29-8-1553 e pela instalação em 25-1-1554 do Colégio dos Jesuítas.

É IMPORTANTE:  Questão: Quem eram os Gersonitas na Bíblia?

Qual líder indígena apoiou os padres jesuítas na fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga?

Tibiriçá (nascido em data e local desconhecidos — São Paulo dos Campos de Piratininga, 25 de dezembro de 1562), também conhecido como Tebiriçá e Tebireçá, foi um importante líder indígena tupiniquim dos primórdios da colonização portuguesa do Brasil.

Quais motivos trouxeram os padres jesuítas ao Brasil?

Os jesuítas liderados por Manoel da Nóbrega chegaram à colônia Brasil em 1549, junto a Tomé de Sousa, o primeiro governador-geral enviado por Portugal. A principal função dos jesuítas, ao virem ao Brasil, era evangelizar, catequizar e tornar cristãos os indígenas que habitavam estas terras.

Como foi a relação dos jesuítas com os povos indígenas?

Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.

Qual a relação entre os portugueses e os índios?

Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia.

Qual era o objetivo da Igreja Católica em relação aos indígenas?

A Igreja, na verdade, sempre defendeu o direito dos povos indígenas e o meio ambiente. O Cimi [Conselho Indigenista Missionário] foi criado em 1973. Agora os povos indígenas se tornam o centro da atenção da Igreja Católica com um papa convocando um Sínodo em Roma, e não em Belém, por exemplo.

É IMPORTANTE:  Pergunta frequente: Como é a família criada por Deus?

O que o padre Manoel da Nóbrega veio fazer no Brasil?

Manuel da Nóbrega foi um padre jesuíta português que participou da primeira missão de catequização nas Terras de Santa Cruz (Brasil), no século XVI. Outros jesuítas que trabalharam na catequização dos índios em terras brasileiras e se destacaram na defesa dos índios foram: Padre José de Anchieta e Padre Antônio Vieira.

Qual foi a importância do Padre José de Anchieta e do padre Manoel da Nóbrega?

Nóbrega e Anchieta são os mais notáveis entre os doze ou treze religiosos que participaram da missa que, no dia 25 de janeiro de 1554, deu por inaugurado o Colégio dos Jesuítas no Planalto de Piratininga.

O que é um padre jesuíta?

Os jesuítas eram padres que pertenciam à Companhia de Jesus, uma ordem religiosa vinculada à Igreja Católica que tinha como objetivo a pregação do evangelho pelo mundo. Essa ordem religiosa foi criada em 1534 pelo padre Inácio de Loyola e foi oficialmente reconhecida pela Igreja a partir do papa Paulo III em 1540.