Questão: O que Jesus disse quando pegou o cálice?

O que Jesus quis dizer quando disse afasta de mim esse cálice?

No site do Dicionário da Língua Portuguesa, ao pesquisar a palavra cálice, pode-se verificar que, em sentido figurado, este termo é sinónimo de «sofrimento moral; humilhação». Daí Cristo dizer: «Pai, afasta de Mim este cálice» (Mt 26, 39. 42; Mc 14, 36; Lc 22, 42).

O que Jesus disse quando partiu-o pão?

Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!” 13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido.

O que Jesus disse na hora da ceia?

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: ‘Tomem e comam; isto é o meu corpo’. Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: ‘Bebam dele todos vocês.

O que Jesus disse a cada um?

A cada um de nós o Senhor diz: “Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece”. As duas parábolas narradas no Evangelho permitem a Jesus descrever o “Reino de Deus”.

É IMPORTANTE:  Qual foi a primeira igreja católica?

Qual o significado de cálice na Bíblia?

Significado de Cálice

Vaso sagrado em que se põe o vinho durante o sacrifício da missa. Beber o cálice até as fezes, sofrer até o fim as maiores aflições; suportar as mais pesadas afrontas.

O que representa o cálice?

Na missa católica, o cálice representa o Santo Graal, ou seja, o cálice que Jesus Cristo teria usado n a Última Ceia. É usado na Liturgia eucarística e no Rito da Comunhão.

O que significa partir o pão na Bíblia?

Jesus pegou o pão; agradeceu a Deus e partiu o pão e disse: “Este é o meu corpo”, indicando que daria o seu corpo em sacrifício para que nós tivéssemos vida (1 Cor 11,24). Depois disse: “Fazei isto em memória de mim”. Daí o Sacramento (sinal) realizado na Eucaristia como um “sacrifício”.

Porque toda vez que comerdes?

Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

O que significa a palavra Emaús?

Emaús é o nome de um lugar citado na bíblia, para onde seguiam alguns discípulos no momento em que Jesus se revelou a eles, após a ressurreição. Consta que no mesmo dia iam dois discípulos para uma aldeia, longe de Jerusalém, cujo nome era Emaús.

O que Jesus falou sobre a Páscoa?

Jesus Cristo deu novo significado à Páscoa. Ele trouxe a “boa-nova”, esperança de uma vida melhor, trouxe a receita para que o povo se libertasse dos sofrimentos e das maldades praticadas naquela época.

Qual o Salmo que fala da Santa Ceia?

O Cálice – Salmo 115 (116B) – Ceia do Senhor Ano A.

É IMPORTANTE:  Questão: Quantos membros tem a Assembleia de Deus em Pernambuco?

O que significa pegue sua cruz e Siga-me?

Tomar a cruz é percorrer com a mesma obediência ao Pai, o caminho de Jesus. É percorrer o caminho d’Aquele que aceitou “perde-se” para que nós tivéssemos vida. Só no seguimento a Jesus é que podemos encontrar vida.

O que é negar a si mesmo?

Negar a si mesmo, então, é um conjunto de ações diárias que vamos tomando à medida que esses conflitos de vontades aparecem em nossa vida. c) Tome a sua cruz: Seguir a Cristo é tomar sobre si alguns sofrimentos que não teríamos se não o tivéssemos seguido.

O que é a cruz que devemos carregar?

Vivem no mosteiro dedicados à oração, com exclusividade, mas carregando a cruz de cada dia, a cruz da vida fraterna, da convivência humana, a aceitação da própria natureza, das doenças e enfermidades.