O que a Igreja Católica pretendia ao envolver alguns de seus membros nas viagens ultramarinas?

Qual era o objetivo da Igreja Católica em relação aos indígenas?

A Igreja, na verdade, sempre defendeu o direito dos povos indígenas e o meio ambiente. O Cimi [Conselho Indigenista Missionário] foi criado em 1973. Agora os povos indígenas se tornam o centro da atenção da Igreja Católica com um papa convocando um Sínodo em Roma, e não em Belém, por exemplo.

Qual foi o principal objetivo da Igreja Católica com a expansão marítima?

A Igreja Católica tinha interesse nas expansões marítimas porque devido ao fato da Reforma Protestante na Europa ter diminuído muito o número de fiéis (que se tornaram protestantes), os católicos queriam expandir o catolicismo para terras novas visando aumentar o número de fiéis e seguidores.

Qual era a principal função da Igreja Católica?

A Igreja Católica teve papel preponderante na formação do feudalismo; além de grande proprietária de terras, estruturou a visão de mundo do homem medieval.

É IMPORTANTE:  O que é herege na Bíblia?

Qual a missão dos artistas patrocinados pela Igreja?

Arquitetos, pintores e escultores tinham a “missão” de transformar as igrejas em espaços cênicos para a representação de uma espécie de “teatro sagrado”. A meta era converter ao catolicismo todas as pessoas.

Qual era a visão da Igreja Católica com respeito ao índio?

Os valores cristãos, trazidos pelos portugueses, foram estabelecidos aos índios, mesmo sendo totalmente estranhos a eles, afinal, era mister tocar “com a graça divina aqueles desgraçados índios” (AMORIM, p. 43).

Qual foi o papel da Igreja Católica no extermínio cultural dos índios?

Embora nunca tenha aprovado a escravização e o massacre indiscriminados de índios, representantes do catolicismo acabaram contribuindo para que muitas das etnias nativas desaparecessem ou adquirissem status servil.

Quais foram os motivos para a expansão marítima?

O primeiro motivo que levou os portugueses ao empreendimento das Grandes Navegações foi a progressiva participação lusitana no comércio europeu no século XV, em razão da ascensão de uma burguesia enriquecida que investiu nas navegações no intuito de comercializar com diferentes partes do mundo.

Como a Igreja Católica reagiu a expansão da ciência e do racionalismo?

A Igreja mudou de semblante, mudou de postura diante das descobertas da ciência. Em outros tempos, admitir o encontro da fé com a razão era considerado fraqueza, capitulação. O papa João Paulo II lançou, no ano de 2000, a encíclica “Fides et Ratio” (Fé e Razão), onde faz verdadeira apologia da razão.

O que ocorreu com a expansão marítima?

A expansão marítima europeia foi o período compreendido entre os séculos XV e XVIII quando alguns povos europeus partiram para explorar o oceano que os rodeava.

Qual era o poder da Igreja Católica na Idade Média?

A Igreja Católica na Idade Média dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A Igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando.

É IMPORTANTE:  Quem mais profetizou na Bíblia?

Qual foi o papel da Igreja Católica durante a Idade Média?

Além de se destacar pela sua presença no campo das ideias, a Igreja também alcançou grande poder material. Durante a Idade Média ela passou a controlar grande parte dos territórios feudais, se transformando em importante chave na manutenção e nas decisões do poder nobiliárquico.

Quais são os três pilares da Igreja Católica?

Mas os católicos acreditam também na Trindade, isto é, que Deus é um ser uno mas simultaneamente trino, constituído por três pessoas indivisíveis: o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que estabelecem entre si uma comunhão perfeita de amor.

Qual a principal função das artes barrocas nas igrejas?

A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.

Como eram os artistas barrocos diante a Igreja?

Focando, principalmente, na arte sacra, as obras tinham como foco o culto ao sagrado. Toda produção começa a ser controlada pela igreja católica. A arte barroca começa então a se expandir para os países da Europa e do continente americano, onde a igreja já tinha poder.

Qual o principal objetivo da missão artística francesa no Brasil?

Seu objetivo situava-se entre a vontade de Lebreton de criar uma Escola de Belas-Artes – idéia sugerida, provavelmente, pela criação de uma Academia de Belas-Artes no Instituto de França – e o desejo da Coroa portuguesa de desenvolver as artes úteis na América.