Porque temos que cuidar na escolha dos padrinhos?
Apesar de uma tradição antiga, escolher os padrinhos do bebê requer bastante reflexão, pois é uma grande responsabilidade e algo que irá acompanhar seu filho pelo resto da vida. Os padrinhos devem amar, cuidar e serem presentes na vida desta criança, participando dos momentos mais importantes da sua vida.
Qual é as obrigações dos padrinhos de uma criança?
Atitudes que devem ser assumidas pelos padrinhos:
- Ser presente na vida do afilhado;
- Ser testemunha dos ensinamentos de Cristo;
- Colaborar com os pais na educação da fé cristã;
- Celebrar, com os afilhados, datas importantes: aniversário, data do batismo, datas litúrgicas (Natal, Páscoa…);
- Rezar pelo afilhado;
Como funciona a escolha de padrinhos de batismo?
Quais as regras para a escolha de padrinhos de batismo? Ser chamado pelos pais da criança: É necessário que o convite seja por parte dos pais e espontâneo. Portanto, não é possível escolher por insistência e é necessário que se chegue de forma natural até que é a melhor opção.
Qual a importância dos padrinhos?
Padrinhos são pessoas que os pais escolheram para ajudá-los na difícil tarefa que é educar filhos. Com padrinho a criança pode – e deve – ter relação de parceria, amizade, amor, cumplicidade. As crianças que têm padrinhos têm tudo, o pacote completo! Os padrinhos são a cereja do Sundae!
Quando se deve escolher os padrinhos do bebê?
Alguns pais, inclusive, optam por fazer essa escolha tardiamente, quando os filhos já estão com 5 ou 6 anos, para que os pequenos desenvolvam laços afetivos. Assim, o amigo que o filho adora pode ser facilmente convidado para ser o padrinho.
Qual a função dos padrinhos e madrinhas no batismo?
Os nomes padrinho e madrinha, que têm origem no latim, significam pai e mãe. São aqueles que têm a missão de proteger, cuidar e acompanhar. O batismo é o fundamento de toda a vida cristã, o primeiro dos sacramentos, a “porta” que faz o Cristo nos habitar e permite aos cristãos a entrada no seu Mistério.
Pode ter 5 padrinhos de batismo?
Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha – casados entre si ou não. No entanto, também se admite apenas um padrinho ou apenas uma madrinha (cân. 873).
Quem escolher para ser padrinhos de batismo?
Normalmente a decisão é tomada em comum acordo do casal, onde são apontados os familiares mais próximos, amigos e pessoas com maior afinidade e que acreditam que o bom relacionamento e convivência permanecerão para sempre, além de claro visando à atenção e cuidados que serão dadas a criança.
Quem não pode ser padrinho de batismo?
Os padrinhos devem ser católicos, terem no mínimo 16 anos e terem recebido os sacramentos da iniciação cristã: Batismo, Crisma e Eucaristia. Os casais que vivem juntos sem o sacramento do matrimônio não podem ser padrinhos nem juntos, nem com outras pessoas.