Como viviam os leprosos na época de Naamã?
De acordo com a Bíblia, Naamã foi um importante e respeitado general sírio que foi contagiado por lepra, uma doença terrível que se alastrava na região. A lepra, uma doença de pele altamente infecciosa, naquela época levava a morte.
O que era a lepra na época do Novo Testamento?
Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia. O estigma, a discriminação com a doença e com quem sofre a ação em seu corpo, foram construídos pela associação do termo lepra às deformidades causadas ao paciente.
Porque os hebreus rasgam as roupas e jogam areia?
Todos os hebreus ficam comovidos e rasgam as vestes como suplica pela liberdade.
Porque Naamã era leproso?
De acordo com as escrituras Naamã havia contraído lepra, uma doença de pele sem cura e sem tratamento na época e estava condenado ao isolamento. Foi uma escrava hebreia que servia sua esposa que comentou com ela que havia um profeta em Samaria que servia a um Deus capaz de curar doenças.
O que significa lepra nos dias de hoje?
A lepra, também conhecida como hanseníase ou doença de Hansen, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae (M. leprae), que leva ao aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele e alteração dos nervos periféricos, o que diminui a sensibilidade da pessoa à dor, toque e calor, por exemplo.
O que representa lepra?
A lepra é o símbolo da condição de pecado, da miséria humana, da situação de distanciamento de Deus e dos irmãos.
O que diz a Bíblia sobre a lepra?
Levítico 13–14: Lepra.
O que significa rasgar as vestes para os hebreus?
Rasgar as vestes era transformar sua roupa em trapos, indicando o início de um tempo de sofrimento. O significado espiritual de rasgar as vestes Quando as pessoas rasgavam as vestes em arrependimento, Deus perdoava. O ato exterior de rasgar as vestes refletia a mudança interior do coração.
Porque Ruben rasgou suas vestes?
Quando Rúben voltou ao poço e viu que José não estava lá dentro, rasgou as suas roupas em sinal de tristeza.
Qual o significado dos 7 Mergulhos de Naamã?
Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.
Qual foi o orgulho de Naamã?
NAAMA É CURADO.
Após a cura, Naamã não era mais o mesmo. Seu coração foi quebrantado e ele agiu com humildade ao voltar para falar com Eliseu e demonstrou profunda gratidão. Naamã se converteu a Deus, se arrependeu de seus pecados e pediu perdão até mesmo pelos seus pecados que viria a cometer.
O que a história de Naamã nos ensina?
Os efeitos da obediência
Logo após o seu ato de obediência, foi gerado o seu milagre, que era a cura da lepra. É importante destacar que com o seu milagre o general sírio também reconheceu o Deus de Israel como o verdadeiro Senhor, passando a oferecer sacrifícios nesse território.